Recursos virtuais possibilitam experiências personalizadas para os estudantes, assim como novas formas de trabalho em equipe

A dinâmica de uma sala de aula pode variar muito de acordo com a forma que o professor conduz a turma no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Carlos Marmo, autor do Sistema Anglo de Ensino, a principal base desse cenário são as relações humanas construídas entre professores, estudantes e seus responsáveis.

De qualquer forma, é essencial que os docentes busquem constantemente atualizar suas metodologias e, assim, inserir recursos que conversem com a realidade e o interesse das turmas. Dentre os principais mecanismos do século XXI, estão as ferramentas tecnológicas, que trazem muitos benefícios para o ambiente educacional. Confira as vantagens apontadas por Marmo:

•          Melhoria do engajamento

Cada vez mais, a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, que são verdadeiramente fascinados por ela. Desse modo, o engajamento dos estudantes deve aumentar se ela também fizer parte da sua vida acadêmica. E é claro que os demais envolvidos nesse processo, tais como pais e professores, também se beneficiarão disso.

•          Amplia, exponencialmente, as possibilidades pedagógicas

O mercado dispõe de uma grande variedade de ferramentas tecnológicas educacionais, muitas das quais, de livre acesso. Por meio delas, é possível, por exemplo:

1 – Proporcionar um aprendizado personalizado, que atende às necessidades específicas de um estudante.

2 – Possibilitar o acesso a recursos educativos, tais como vídeos, animações computadorizadas e simulações.

3 – Proporcionar meios para o trabalho em equipe e remoto.

4 – Facilitar o acesso de estudantes com necessidades especiais e/ou vulneráveis, garantindo uma educação mais inclusiva.

5 – Otimizar o trabalho dos professores, como na coleta de dados a respeito do progresso dos seus alunos e no rápido fornecimento de feedbacks.

Com isso em mente, é fundamental que cada professor estude quais sites, ferramentas e plataformas podem contribuir para as suas aulas. Depois desse mapeamento, basta aplicá-los em sala!

Fonte Por que professores devem usar ferramentas tecnológicas nas aulas? – Anglo 360 (aquitemanglo.com.br)

Saiba mais sobre o Colégio Batalha

Por que professores devem usar ferramentas tecnológicas nas aulas?