No Colégio Batalha, o aprendizado não se limita aos livros ou à sala de aula, ele ganha forma, emoção e propósito. Foi exatamente isso que vivenciaram os alunos da 2ª série do Ensino Médio durante o Itinerário de Análises e Investigações Químicas, uma proposta pedagógica que transformou o laboratório em um verdadeiro cenário de investigação criminal.

Ao chegarem, os estudantes se depararam com um mistério a ser resolvido. Mas não se tratava apenas de um enigma qualquer: era uma simulação realista que exigia conhecimento técnico, raciocínio lógico e, principalmente, trabalho em equipe. A partir de pistas escondidas e amostras “suspeitas”, cada grupo teve que usar conceitos de Química e Biologia para realizar análises, interpretar dados e, finalmente, apontar os culpados.

A atividade foi mediada por jogos de estratégia colaborativa, o que ampliou a autonomia dos alunos na resolução do problema, incentivando a tomada de decisões e o pensamento investigativo. Em vez de apenas assistir à teoria, eles vivenciaram o papel de cientistas em ação, compreendendo a aplicação prática do que estudam e desenvolvendo habilidades essenciais para os desafios do século XXI.

No Colégio Batalha, entendemos que o conhecimento se torna significativo quando é construído com propósito, quando desperta a curiosidade e quando dá sentido à aprendizagem. Por isso, investimos em itinerários formativos que envolvem, instigam e preparam nossos alunos para muito além do vestibular, preparam para a vida.

Porque aqui, aprender é investigar, experimentar e viver o conhecimento em sua forma mais autêntica.

MISTÉRIO NO LABORATÓRIO: CIÊNCIA EM AÇÃO!