No Colégio Batalha, cada página virada na Educação Infantil é uma semente lançada no solo fértil da imaginação, da linguagem e da formação humana. Mais do que uma atividade, a leitura em sala de aula é um dos pilares da nossa proposta pedagógica, pois entendemos que o contato com os livros, desde os primeiros anos, é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

📚 A leitura como porta de entrada para o mundo:

Na infância, o cérebro está em constante formação. A escuta de histórias, o manuseio de livros, a observação das ilustrações e a repetição de narrativas criam conexões neurais fundamentais para:

  • o desenvolvimento da linguagem oral;
  • a ampliação do vocabulário;
  • a compreensão de emoções e comportamentos;
  • o estímulo da criatividade e da empatia.

Cada conto lido é uma viagem que ensina valores, estrutura o pensamento e alimenta a curiosidade natural da criança.

👧🏽🧒🏻 Leitura compartilhada: vínculo, afeto e escuta:

As rodas de leitura que acontecem em nossas salas da Educação Infantil são também momentos de afeto e vínculo. Ao ouvir histórias contadas por educadores atentos e sensíveis, as crianças desenvolvem escuta ativa, respeito pelo tempo do outro e o prazer pela palavra falada e escrita.

É nesse espaço simbólico que se aprende que ler é também um ato de acolhimento, e isso impacta diretamente na construção da autoestima, da confiança e do gosto por aprender.

📖 Mais do que formar leitores, formamos pensadores!

No Colégio Batalha, a leitura não é um fim, mas um meio para formar sujeitos críticos, sensíveis e protagonistas. Por isso, nossas práticas são planejadas com intencionalidade pedagógica, respeitando o tempo da infância, promovendo a ludicidade e favorecendo experiências que encantam e educam.

Ler na infância é garantir que o futuro seja escrito com mais consciência, imaginação e humanidade.

E é isso que fazemos aqui: plantamos histórias para colher futuros brilhantes.

Ler na Infância: Descoberta e Formação no Colégio Batalha