Durante a história da humanidade, a preocupação com a questão da arte e da educação tornou-se cada vez mais necessária e presente dentro dos estudos e debates a respeito desta temática, sempre tendo como premissa o entendimento de que a arte, além de estar relacionada com as demais áreas, possui as suas especificidades.   

A arte-educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, ou seja, o educando desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Conhecendo a arte de outras culturas, a criança poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, podendo criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio, além de favorecer abertura à riqueza e diversidade da imaginação humana. Por outro lado, a criança torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão a sua volta e podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.

A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão significativa das questões sociais. E essa forma de comunicação é rápida e eficaz, à medida em que atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos. Ela está presente na sociedade, em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades, fazendo parte do desenvolvimento profissional dos cidadãos.

Assim, uma condição fundamental para se aprender é a consciência de que a arte ensina que criar e conhecer são totalmente indissociáveis. O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapando-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas dos gestos e luzes que buscam o sentido da vista.

A arte é uma forma de propiciar o desenvolvimento da realização efetiva do processo de ensino-aprendizagem. É necessário que se tenha a devida consciência de que a reeducação da sociedade humana em busca do resgate de valores e criação de outros está, impreterivelmente, vinculada à ideia do desenvolvimento sustentável do ser humano, através de uma verdadeira ação transformadora da sociedade.

Dessa maneira, a arte-educação deverá catalisar a formação de novos valores e a promoção da ampliação da percepção do homem em várias direções, incluindo a questão do custo necessário para a recuperação da educação, juntamente com os seus respectivos valores estéticos.

Publicado em 31 de December de 2010 por Glésia Pereira Santos da Cruz
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A importância da arte no ensino