Se você está se preparando para o ENEM, sabe que a redação é uma parte crucial da prova. Para te ajudar a alcançar uma ótima pontuação, preparamos um guia prático com 10 dicas essenciais para garantir uma redação bem estruturada e impactante. Vamos lá?

1. Leia com Atenção

Antes de tudo, dedique tempo à leitura da coletânea de textos motivadores. Esses textos fornecem ideias e referências importantes para a redação. Eles vão te ajudar a entender o tema e podem até inspirar argumentos relevantes.

2. Planejamento é Fundamental

Imagine tentar construir uma casa sem um projeto arquitetônico: o resultado pode não sair como esperado. O mesmo vale para a redação. Antes de começar a escrever, planeje o seu texto. Faça um esboço das ideias, argumentos e repertórios que você acha pertinentes ao tema.

3. Menos é Mais

Aqui, o foco está na qualidade das ideias, e não na quantidade. Ao selecionar as informações e argumentos, opte pelos mais relevantes e que podem ser bem articulados entre si. Isso fará com que seu texto seja claro e direto.

4. Comece com um Rascunho

Não tente fazer o texto perfeito logo de cara. Escreva um rascunho, colocando suas ideias no papel sem se preocupar tanto com a forma. É importante que esse seja o momento de materializar seu pensamento, então permita-se errar e melhorar depois.

5. Não Esqueça da Revisão

Deixe o rascunho “descansar” por um tempo. Depois de finalizar, volte ao texto e revisite suas ideias. Assim, você verá com mais clareza os pontos que podem ser aprimorados, além de identificar possíveis erros de coesão ou ortografia.

6. Tenha Claro o Tema na Introdução

Logo na introdução, inclua todos os elementos da frase temática proposta. Isso ajuda a garantir que o texto esteja alinhado com o tema central da prova. Cuidado para não fugir do tema, o que pode acarretar a perda significativa de pontos ou até mesmo zerar a redação.

7. Use Repertório Legitimado

É muito importante trazer repertório externo. Utilize pelo menos uma referência confiável, como autores, obras, estudos ou dados que não foram apresentados na proposta da redação. Lembre-se de citar corretamente a fonte.

8. Use Conectivos

A coesão entre os parágrafos faz toda a diferença em um texto bem escrito. Use conectivos tanto no início dos parágrafos como ao longo deles para garantir que suas ideias fluam de maneira lógica e consistente.

9. Proponha uma Solução

Na conclusão, elabore uma proposta de intervenção para um dos problemas levantados ao longo da redação. Detalhe quem será o responsável por executá-la, como ela pode ser implementada e qual será o impacto positivo dessa ação. Quanto mais específica for a proposta, melhor.

10. Evite Erros que Anulam a Redação

Tenha cuidado com ações que podem anular sua redação, como assinar seu nome, usar desenhos ou símbolos gráficos nas margens, ou inserir mensagens políticas e religiosas. Siga o tema proposto pelo Inep e mantenha o foco.

Com essas 10 dicas, você estará mais preparado para estruturar uma redação clara, coesa e dentro dos critérios avaliativos do ENEM. Lembre-se: planejamento e revisão são etapas indispensáveis para garantir um bom desempenho. Boa sorte!

10 Dicas para Arrasar na Redação do ENEM