O que é Protagonismo Juvenil?
Ser protagonista é ser o ator principal da sua vida.
O protagonismo juvenil desenvolve o potencial criativo da criança, ou adolescente, pois parte deles o envolvimento em atividades que vão além do seu cotidiano pessoal e familiar, buscando gerar mudanças decisivas na realidade onde estão inseridos, como os meios sociais, culturais e políticos.
Em outras palavras, o protagonismo juvenil cria, no jovem, a capacidade de se responsabilizar pelos seus atos sem depender de opiniões alheias.
Qual a importância de incentivar o Protagonismo juvenil?
Como forma de respeito e reconhecimento da potencialidade individual de cada um, o protagonismo juvenil desenvolve a autonomia dos estudantes, fazendo com que os alunos se sintam valorizados e acolhidos, gerando o espírito de liderança, que, consequentemente, contribui para o desempenho do projeto de vido da estudante para o futuro.
Como incentivar o Protagonismo Juvenil nas escolas?
Para o maior envolvimento das crianças e adolescentes dentro do âmbito escolar, é necessário que os educadores (professores e coordenadores) estejam atentos às diversas necessidades de seus alunos e que confiem na capacidade deles em tomar suas próprias decisões.
Para que isso aconteça na prática, é necessário favorecer o diálogo e a escuta por parte de todos os colaboradores educacionais, dando a chance de os alunos terem voz ativa dentro do colégio.
Programa Líder-em-mim
O Programa Líder em Mim busca gerar mudança comportamentais em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo as competências socioemocionais necessárias para que os tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação positiva da sociedade.
O Colégio Batalha conta com a presença do LEM desde o início das suas atividades, trabalhando com a vivência dos “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, ajudando seus alunos e educadores a enxergarem as situações com outros olhos, mudando comportamentos e visando promover mudanças impactantes na vida de todos.
Desse modo, o programa impulsiona o protagonismo juvenil, promovendo a construção da autonomia, responsabilidade e contribuindo para que o jovem desenvolva liberdade consciente sobre suas ações em sociedade.